quebra de correntes

Ligue agora

CORRENTES DE BIKE

As correntes, principalmente as de boa qualidade como são projetadas para suportar tensões altíssimas, desde que seja no sentido da pedalada. Muitas vezes as correntes sofrem torções laterais, principalmente durante as trocas de marchas. Se a troca for feita com muita força nos pedais, a corrente pode quebrar por não suportar essa tensão lateral. Uma manutenção mal feita também pode ser causa de quebra, se a corrente foi aberta para manutenção e foi usado o mesmo pino por exemplo, a corrente pode abrir exatamente nesse ponto. Correntes muito gastas também podem quebrar, pois os elos ficam com muita folga, diminuindo a resistência original.

Como evitar que as correntes quebrem?

Uma corrente quebrada no meio de uma trilha ou treino, geralmente significa o fim da pedalada, então é bom evitar que isso aconteça. Correntes de bicicletas são peças muito resistentes, quando acontece uma quebra, geralmente a causadora é a famosa “falha humana”. Vamos ver algumas dicas para evitar esse incidente indesejável:

  • Aprenda a fazer trocas de marchas suaves – Se você é daqueles (as) que quando trocam de marcha todo mundo fica sabendo pelo barulho que a sua bike faz, então você é um grande candidato(a) a ter uma corrente quebrada. As bicicletas não possuem embreagem, então é necessário que você diminua a força nos pedais no momento em que acontece a troca de marcha. Quando for realizar a troca, apenas mantenha o giro, e depois que a marcha entrar, aí você pode voltar a pedalar normalmente. As vezes durante uma competição, fica mais complicado fazer trocas suaves, mas se você treinar bastante acaba ficando natural, você pega o momento exato em que acontece a troca e pode trocar de marcha até mesmo pedalando em pé!

VEJA UM VIDEO DE COMO CONSERTAR

Nesse primeiro é sobre como emendar uma corrente rapidamente!